FBX – Federação Bahiana de Xadrez (Federação Baiana de Xadrez)



“O Festival de Xadrez do Interior 2023 iniciou seu circuito na cidade de Itaberaba/BA, no dia 28 de outubro de 2023. O evento contou com a presença de grandes nomes do Xadrez Nacional, como o GM (Grande Mestre) Everaldo Matsuura, bicampeão brasileiro absoluto, o MI (Mestre Internacional) Roberto Molina, campeão brasileiro absoluto, o MF (Mestre Fide) Paulo Jatobá, 11 vezes campeão baiano absoluto, o MN (Mestre Nacional) Anderson Guerra, multicampeão de Feira de Santana/BA, além do campeão brasileiro de Xadrez Blitz Jayme Miranda e o tetracampeão baiano Luciano Zallio. Mais a nossa maior conquista não foi a participação destes grandes nomes do xadrez regional e nacional, senão termos como inscritos estudantes das redes de ensino municipal (40 escolas atingidas), estadual (Colégio Modelo, Colégio Centenário e CETEP) e federal (IF Baiano), os quais compuseram o cenário de um verdadeiro Festival do histórico esporte de tabuleiro.

A ideia do Festival girou em torno exatamente da promoção de interiorizar a prática esportiva do xadrez, e podemos dizer que alcançamos o mister com êxito!

A missão maior foi o estímulo do xadrez escolar, razão pela qual durante todo o mês de outubro a Comissão Organizadora, liderada pelo enxadrista local Vinícius Soares Carvalho, estabeleceu diálogo com agentes públicos e privados, em especial da seara da educação itaberabense. Também contribuíram com um projeto pedagógico na cidade vizinha de Iaçu o Professor Claudinei Romão e a Professora Kalypsa Brito, envolvendo os estudantes conterrâneos para a participação no Festival.

A Comissão Organizadora foi composta de 40 nomes, destacando-se o líder local Vinícius Soares Carvalho, o Presidente da Federação Bahiana Luciano Zallio, e nomes como Thiago Mascarenhas, Gardel Costa, Claudinei Romão (já mencionado), o enxadrista Felipe Mascarenhas e sobremodo a educadora Kalypsa Brito e Nilton de Jesus, sem os quais o sucesso do evento seria impossível.

Garantiu-se, dentre outras circunstâncias favoráveis, o alojamento para os atletas que vieram de outras cidades, através do Educador Gideon Miranda. Além disso, uma rede hoteleira esteve pronta para acomodar os visitantes à cidade, como o Hotel Flor da Chapada, o Bela Vista Hotel e o Araújo Hotel. 400 kits de lanches foram concedidos pela iniciativa privada em parceria com a rede estadual de educação. O evento contou com os materiais ofertados pela Sudesb, como jogo de peças, livros e relógios, além do envolvimento de clubes baianos regionais. A cidade de Itaberaba, após o Festival, passou a integrar o circuito oficial do xadrez baiano e provou ser um celeiro de jovens promessas para o esporte. A premiação foi de 2.500 reais no total, com medalhas e troféus para várias categorias. E devemos destacar, o Torneio que aconteceu durante o Festival foi oficial, tendo sido registrado junto à Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e à Federação Internacional de Xadrez (Fide). O Piemonte do Paraguaçu, através de Itaberaba, considerada o Portal da Chapada Diamantina, e sede da microrregião composta por 13 municípios, que já era reconhecido no xadrez on line (através da Equipe que mais cresce no Brasil, o iTABERABÃO), hoje ostenta a condição de polo de exportação de potenciais futuros campeões enxadristas. O Festival comprovou isso, com jovens atletas como Samuel Azevedo, João Vitor Brito e João Pedro “Lamparino”, além dos locais que mais se destacaram no evento, o Itaberabense Marcelo Silva, o iaçuense David Rikelv e o ruybarbosense Augusto Divaldo.

Outro ponto importante foi a inauguração em seu regulamento de respeito a aspectos éticos, uma iniciativa comemorada pela Liga Brasileira de Xadrez Feminino e matéria internacional no site chess.com.

Agradecemos ao patrocínio financeiro de Edson Guimarães, Lélia Guimarães, Wellington Sant’ana, Nelisa Carvalho, Benelson e Edna Carvalho, e das empresas VIRA, SABOR DA CHAPADA CONDIMENTOS, CAFÉ SAGRADO. Agradecimento especial ao Prefeito de Iaçu, NIXON DUARTE, pelo patrocínio financeiro e apoio à causa.

Por fim, reforçamos nossos esforços para desenvolver a excelência esportiva em nossa região, objetivo que passou a ser mantido com a criação do Clube de Xadrez do Piemonte do Paraguaçu, neste momento em fase de crescimento, fortalecimento e recíproco comprometimento dos nossos atletas.”.

Fonte: Texto do enxadrista e líder local Vinícius Soares Carvalho:

FOTOS DO EVENTO

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *